contato

Vamos ficar felizes em receber sua mensagem!

Preencha o formulário de contato ou

mande um e-mail para oi@projetocidadesinvisiveis.com.br

perguntas frequentes

O projeto Cidades Invisíveis pertence ao Terceiro Setor?


Essa é uma dúvida bem comum e gostamos muito de responder e conversar sobre isso. Não pertencemos ao Terceiro Setor e nem pretendemos transformar o projeto numa Organização Não-Governamental - ONG. Registamos a marca como uma empresa, mas não a consideramos uma empresa tradicional, e sim uma “empresa social”, o que o economista indiano Muhamad Yunus chama de “negócio social”. Somos entusiastas da ideia do empreendedorismo social. Acreditamos que os problemas sociais possam ser resolvidos por negócios sociais como o Cidades Invisíveis. Ele tem que ser autossustentável, ter planejamento e metas de uma empresa, mas com outra finalidade: a preocupação não é na maximização de lucros – característica das empresas tradicionais –, e sim na transformação social. O projeto tem que ser o melhor para o mundo. Pé por pé, passo por passo, vamos construindo nossa história junto com as comunidades.




Em quais comunidades o Projeto Cidades Invisíveis atua?


Quando começamos nossas atividades em 2012, visitávamos diversas comunidades vulneráveis da Grande Florianópolis, como Vila Aparecida, Chico Mendes, Frei Damião, Monte Cristo e Cidade Alta. Mas fomos amadurecendo como projeto e empresa e, pouco a pouco, deixamos de ser assistencialistas e começamos a acreditar em mudanças de médio e longo prazo, desenvolvendo programas sociais na área da saúde, cultura, meio ambiente e geração de trabalho e renda. Passamos a concentrar nossos esforços e energia na comunidade do Frei Damião, localizada no município da Palhoça, considerada a maior do Estado de Santa Catarina, com menor índice de desenvolvimento humano – IDH. Mesmo assim, ainda realizamos ações em outras comunidades, geralmente com nossa Unidade Móvel Cultural ou com intervenção artística. Em 2016 começamos a desenvolver projetos em Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro.




O que o projeto desenvolve nas comunidades que atua?


Desenvolvemos ações que gerem impacto social positivo, sobretudo resultados duradouros e contínuos à comunidade, para que as pessoas atingidas consigam se beneficiar mesmo quando não estamos presentes. São ações que envolvem profissionais da área da saúde, como nossa ação de saúde bucal, com dentistas voluntários, saúde para elas, com médicas especializadas em ginecologia e obstetrícia, campanha de castração nos animais das comunidades, construções de praças públicas e áreas de lazer, intervenções artísticas e oficinas de grafite, desenvolvimento de horta coletiva e casinha de criança sustentável, organização de bazares beneficentes, oficinas de contação de histórias, recreação com mágicos e teatro infantil, ações que envolvam o desenvolvimento esportivo, como aulas de crossfit e gincanas e projetos de geração de trabalho e renda, com desenvolvimento de coleções feitas pela própria comunidade, para empoderar as mulheres de baixa renda.




Como conseguem captar recursos para desenvolver as ações sociais?


O Cidades Invisíveis é uma marca social, e por isso nosso lucro é utilizado para desenvolver as ações. Com as vendas de nossos produtos conseguimos gerar e contribuir para um mundo melhor por meio dos projetos especiais que fazemos dentro das comunidades. Mas algumas vezes temos que realizar outras formas de captar recursos, sobretudo quando o projeto a ser desenvolvido exige receita maior do que temos, como construir uma praça pública ou pavimentar servidões das comunidades. Aí ampliamos nossa capacidade de captar com as vendas e passamos a desenvolver eventos beneficentes, leilões com obras doadas carinhosamente por artistas e ajuda coletiva – crowdfunding.




Como posso ajudar?


Se você já comprou nossa camiseta, pode ter certeza que já nos ajudou a construir um presente e futuro melhor para quem precisa da gente. Mas ficaremos muito felizes se você também quiser ser um voluntário do nosso projeto. Temos centenas de amigos envolvidos contribuindo com o mesmo sonho. Será motivo de alegria poder contar com teu amor e dedicação em nossas ações. Basta preencher com teu e-mail no link cadastro. Enviaremos nossa programação.





NOS ACOMPANHE NAS REDES

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube

EMPRESAS QUE NOS APOIAM

© 2012 ~ 2020 Projeto Cidades Invisíveis

Todos os direitos reservados

With love bialthoff.com